O aluno só poderá passar 2% de seu tempo em classe na realização dos testes
Texto Ana Luísa Fernandes
O plano é uma resposta para um movimento crescente nos Estados
Unidos, em que alunos, pais e professores se unem para defender a
redução dos testes padronizados nas escolas públicas. Com o novo
programa, as crianças do país vão ter um total de 23,4 horas por ano de
provas, o que ainda é considerado muito pelos professores das redes
públicas que protestam, mas menos que as 27 horas atuais. De acordo com
uma pesquisa realizada em agosto deste ano, 64% de todos os
norte-americanos acreditam que é dada muita importância às provas
escolares. Depois que estudantes se recusaram a fazer avaliações em
vários lugares pelo país, o governo se mostrou atento aos pedidos e,
agora, recomenda que as provas sejam elaboradas de forma mais
consciente:
"(...) Recomendamos que os estados coloquem um limite
na porcentagem de tempo que os estudantes passam fazendo testes e
avaliações padrões, para assegurar que nenhuma criança passe mais de 2%
de seu tempo de sala de aula fazendo essas provas. Os pais devem receber
uma notificação formal se as escolas de seus filhos excederem esse
limite (...) As escolas estaduais e distritais devem considerar com
cuidado se cada avaliação possui um papel único e essencial para
assegurar que os estudantes estão aprendendo".
Esse é um passo importante, principalmente porque o país criou uma cultura de testes com o programa No Child Left Behind (Nenhuma
Criança Deixada para Trás), implantado em 2001 durante o governo Bush. O
intuito era acompanhar de perto a evolução educacional das crianças com
a aplicação de provas. Hoje, 15 anos depois, a educação do país não
avançou como era esperado.
Arne Duncan, o ministro da educação
dos Estados Unidos, disse: "Eu ainda não tenho dúvidas que precisamos
checar pelo menos uma vez ao ano para ter certeza que as nossas crianças
estão no caminho certo e identificar as áreas em que elas precisam de
apoio". Ele completa: "Os educadores estão estressados e preocupados com
a ênfase em excesso das provas, e também com o tempo que realizar um
teste e se preparar para ele toma das aulas".
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