COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

terça-feira, 19 de maio de 2015

Saúde capacita para realização de triagem de testes rápidos

A capacitação contou com procedimentos técnicos e práticos
Os testes rápidos podem diagnosticar hepatites B e C, HIV e sífilis e estão inseridos no âmbito do pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil.
A Prefeitura de Nova Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação de teste rápido para triagem da hepatite B e C. O curso voltado para médicos, enfermeiros e profissionais das unidades de saúde da família aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (13), nos turnos da manhã e tarde. O objetivo foi formar e atualizar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis e hepatites virais utilizando a metodologia rápida e aconselhamento.
A capacitação foi de suma importância e contribuirá para o trabalho dos profissionais da saúde beneficiando a população do município, visto que o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita.
Sendo assim, verifica-se a necessidade de que as equipes de Atenção Básica realizem os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais. Esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil.
Na primeira parte do curso foi priorizado o conhecimento teórico com apresentações dos profissionais e dinâmicas de grupo. Na segundo parte, aconteceu a apresentação dos testes rápidos e a prática dos mesmo entre os profissionais presentes.
O evento contou com a presença da responsável técnica do programa DST-AIDS e hepatites virais da I Ursap, Maria de Lourdes Coelho, e teve como colaboradora a enfermeira da Unidade de Saúde da Família, Luciene Custódio, e as coordenadoras Ana Carolina e Adjane Karla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário