COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

12 16 de novembro de 2015 - 11h18 Marchas e debates movimentam Semana da Consciência Negra

Na próxima sexta-feira, dia 20 de novembro, se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Ao longo de toda esta semana, diversas atividades, em todo o país, irão ser realizadas para marcar a data que ainda se faz necessária nos dias atuais.


Longe de ser um momento de comemoração, a efeméride é, ou deveria ser, um período de reflexão sobre a situação social da população negra que é maioria no Brasil, mas é tratada como minoria nas aparições na TV, no serviço público, em cargos de gerência no setor privado ou mesmo em funções dentro da política.

A população brasileira que se autodeclara negra, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, realizada pelo IBGE e divulgada na última sexta-feira (13), chegou a 53%.

Por outro lado, o igualmente recente documento “Mapa da violência 2015 — Homicídios de mulheres no Brasil” mostrou que as taxas de homicídio da população branca apresentaram queda, enquanto aumentam as taxas de mortalidade entre os negros. De 2003 a 2013, os assassinatos de mulheres brancas caíram de 1.747 para 1.576 vítimas por ano; os de negras subiram de 1.864 para 2.875. 

É por conta de dados como estes, e também por muitas outras questões, que ocorrerá na próxima quarta-feira (18) a “Marcha das Mulheres Negras”, em Brasília – DF, talvez uma das manifestações mais marcantes da Semana da Consciência Negra neste ano.

A capital federal será um dos principais palcos das mobilizações pela Semana da Consciência Negra. Diversas outras atividades serão realizadas na cidade convidando a população a refletir e a discutir o tipo de sociedade que queremos ter daqui para frente.

Outras capitais importantes do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador também organizam seminários e shows musicais. Em todo Brasil, mais de mil cidades terão feriado no dia 20 de novembro. 

Portal Vermelho irá acompanhar toda esta movimentação pelo Brasil afora com um Especial, a partir desta segunda-feira (16), que trará as datas e horários das principais atividades realizadas no país. Mas, além disso, também serão publicadas matérias e artigos que visam contribuir para uma análise mais aprofundada das questões raciais que permearam e permeiam o povo brasileiro e com discussões sobre a construção de novas perspectivas.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário