COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

NOVA CRUZ/RN PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL DA REGIÃO AGRESTE E LITORAL SUL

 Prefeito CID ARRUDA


 Cerimonial, Claudio Lima

 Apresentação do Coral do SEMEAR
 Palestrantes
 MESA DE CREDENCIAMENTO - Lindas Profissionais da SMAS
 Apresentação do Coral do SEMEAR
 Alexandre Dantas - Secretário da SMAS de Parelhas e Tesoireiro do COEEMAS/RN

 Secretária M. de Administração de Nova Cruz, Nizia Barbosa e Flávio - SMAS

 Secretária da SMAS - Márcia Valéria
 Presidente do CMDCA, Pastor José Vieira
 Nizia Barbosa
Profissionais da área de Assistência Social presentes ao Seminário

 Juliane Borges - SMAS
 Intervenções - SMAS de Canguaretama
 Juliane Borges
 Equipe 10 da SMAS - Nova Cruz

Dr. Xisto Neto Procurador do Ministério Público do Trabalho do RN,

                         
 Articulador do Selo, Eduardo Vasconcelos entre as profissionais da SMAS
!                       
Equipe 10 da SMAS - SELO - CMDCA - CMAS - SETHAS e PMNC



A Prefeitura de Nova Cruz por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizarou o I Seminário Regional de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Agreste e Litoral Sul. O evento aconteceu durante todo o dia de hoje (11),  no Espaço Lidhyane Recepções. O objetivo do seminário foi promover um diálogo entre os municípios circunvizinhos acerca das ações e estratégias de combate ao trabalho infantil na região Agreste e Litoral Sul, buscando parcerias e integração para o enfrentamento da problemática.
O prefeito Cid Arruda participou do seminário que contou com a presença do Procurador do Ministério Público do Trabalho do RN, Dr. Xisto Thiago de Medeiros Neto, que na ocasião proferiu  palestra, cujo tema foi: “Os Desafios para o Combate ao Trabalho Infantil: Os Aspectos frente à Legislação Aplicada e a Conduta da Sociedade”.
No seminário teve também a apresentação sobre a efetivação do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil implantado na Rainha do Agreste e que foi  norteado pela secretária de Assistência Social de Nova Cruz , Márcia Valéria de Morais. Já a assistente social do CRAS Centro de Nova Cruz, Juliane Borges, e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semear, Dreyd Karla Alves de Medeiros, apresentaram as ações do projeto “Com o Trabalho Infantil a Infância Desaparece”.
O Articulador do Selo Unicef em Nova Cruz, Eduardo Vasconcelos que também fez parte da mesa de abertura em suas palavras afirmou que "Para Erradicarmos de vez o trabalho infantil é preciso darmos primeiro nossos exemplos, ou seja, não contratando nossas crianças para levar em suas carroças de mão a nossa feira, como também denunciarmos  as casa de farinhas, entre outros as explorações das nossas crianças nesses serviços, ai sim estaremos dando passos decisivos para a erradicação do trabalho infantil no Brasil." Concluiu, Eduardo.
O evento teve ainda a participação da coordenadora Estadual da Proteção Social Especial, Katiúscia Lorena Silva da Sé, que palestrou sobre o tema: “A Construção de uma Agenda Intersetorial para as Novas Estratégias do PETI”.  A delegação de Santa Cruz  expôs o projeto “Frete Legal”, que é uma estratégia implantada na cidade como forma de enfrentamento ao trabalho infantil.
No final do seminário os participantes recebersm certificados e participarsm do coquetel de encerramento, animado pela banda musical do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Força Jovem.
Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
O Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil de Nova Cruz foi elaborado por técnicos e profissionais da Secretaria de Assistência Social do município com apoio da consultoria do Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), que utilizou as propostas apresentadas e aprovadas pela sociedade novacruzense. O Plano define metas e ações, e legisla sobre a prevenção e combate ao trabalho infantil no âmbito do município de Nova Cruz, como prevê a Constituição Federal. A aprovação no Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil realizada pela Prefeitura de Nova Cruz foi destaque no site do Selo Unicef Município Aprovado. A notícia publicada ressalta o processo de elaboração e a importância do Plano para proteção social da criança novacruzense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário