COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ATIVISTAS RECEBERAM NOBEL DA PAZ 2014 PELA LUTA POR DIREITOS DE CRIANÇAS E JOVENS

Nesta sexta-feira, dia 10, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2014, sendo reconhecidos pela luta contra a opressão das crianças e dos jovens e em defesa do direito de todas as crianças à educação.
Kailash Satyarthi foi fundador e presidente da CGE (Campanha Global pela Educação) e fundador da Marcha Global contra o Trabalho Infantil e da Bachpan Bachao Andolan, que retirou mais de 80.000 crianças da escravidão, tráfico e exploração laboral nas últimas três décadas. O ativista já havia sido indicado ao Nobel em 2006.
Malala Yousafzai, por sua vez, é a pessoa mais jovem a receber o Nobel. Aos 11 anos de idade, a paquistanesa chamou a atenção do mundo para as atrocidades cometidas pelo Taleban contra meninas que iam à escola em áreas sob controle da milícia. Sob um pseudônimo, as denúncias eram publicadas no blog da BBC local. Em 2012, talebans atiraram em Malala por ela defender o direito à educação. Após o atentado, ela tornou-se a principal voz mundial em defesa da educação feminina.
Para conhecer melhor as discussões trazidas por Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi, assista ao discurso da paquistanesa na Assembleia Geral da ONU, um ano depois do atentado, e leia o artigo de Kailash para o jornal Folha de São Paulo.
Imagem: First Post
Fonte: Oficina de Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário