COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

NOVA CRUZ/RN: MEMBROS DA COMISSÃO INTERSETORIAL DO SELO UNICEF 2013/2016 REUNI-SE COM JUIZ, DR. RICARDO FARIAS

 Comissão Intersetorial Selo Unicef 2013/2016 em reunião com Dr. Ricardo Farias

 Reunião proveitosa
Hoje, 3 pela manhã membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2013/2016 estiveram em reunião com o Dr. Ricardo Henrique de Farias, Juiz da Vara Civil da Comarca de Nova Cruz/RN, cuja pauta foi orientação sobre casos de abortos ilegais de mulheres e adolescentes.

Inicio da reunião o Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos relatou sua preocupação para com jovens que engravidam  e não dá conhecimento as secretarias de saúde e assitência social para o pré natal e acompanhamento por parte das/os assistentes sociais e em casos que são escondidos e fazem abortos na clandestinidades, colocando em a vida do bebê e da própria. E no final de tudo isso o município é que fica no vermelho, o que para Eduardo a inteira responsabilidade é a da mãe e o município não pode ser responsabilizado por esse atos vergonhoso e irresponsáveis.

A Prefeitura de Nova Cruz dá toda a assistências a todas as mães carentes, do pré natal até o nascimento, inclusive com registro.

As Assistentes Sociais, Juliana Borges e Sandra Moreira (CRAS/CREAS) presentes a reunião, relataram das dificuldades de informações prestadas por essas mães.  Já a Coordenadora dos PSFs, Carol/SMS falou que a Secretaria de Saúde faz um trabalho de monitoramento e assistencial, mas tem mães que vivem na clandestinidade e isso torna dificíl para que as secretarias deêm total assistencia.  A mesma informou que esse ano já houve um caso omisso pela mãe e o bebê veio a óbito.

Dr. Ricardo Farias ouviu todos atentamente, concordando em partes e surgerindo que todos trabalhassem em rede, inclusive surgindo casos como o relatado comuniquem ao Ministério Público Estadual - MPE/RN para que o mesmo possa tomar as providências devidas e em futuro próximo a prefeitura possa isentar desses absurdos, alertando a essas mães que Aborto dessa forma relatada pelos membros da Comissão Intersetorial é CRIME! Tanto para a mãe como para quem a ajuda!

Dr. Ricardo Farias também surgiriu que toos os setores, como Secretaria de Saúde, Educação; Assistência Social; Conselho Tutelar; NUCA; Igrejas; Comissão Intersetorial Selo Unicef 2013/2016 e a Sociedade Civil Organizada unam-se para execução de ações, só assim os resultados serão mais eficaz e que esse juizado está sempre pronto para agir e ajudar a todos.

A rede composta pelas instituições irão fazer constantemente relatórios, notificando inclusive essas mães que pro ventura venham a cometer esse casos ilicitos, com isso haverá uma prévia defesa por parte do município que ficará isento de responsabilidades, principalmente ao Selo Unicef.

Todos sairam da reunião satisfeitos, agora é ação permanente.

Participaram da reunião com o Juiz Dr. Ricardo Henrique de Farias: Eduardo Vasconcelos - Articulador Selo Unicef; Juliane Borges - Assistente Social/CRAS-SMAS; Sandra Moreira - Assistente Social - CREAS/SMAS e Carol - Coordenadora do PSFs/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário