COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

terça-feira, 24 de junho de 2014

SELO UNICEF 2013/2016 - COMUNICADO

COMUNICADO – Uso da Logomarca do Selo UNICEFComo é do conhecimento de V. Exa. o Selo UNICEF Município Aprovado tem sido um dos mecanismos de estímulo às políticas públicas voltadas para a infância e adolescência em todos os estados do Semiárido brasileiro e da Amazônia Legal. Esta iniciativa estimula o desenvolvimento de ações de saúde, educação, proteção, garantia de direitos e de participação de crianças, adolescentes e suas famílias em atividades que informam e integram a comunidade.
O papel do UNICEF no Selo é ser um indutor de ações nessas áreas, capacitando, acompanhando e avaliando os resultados e reconhecendo os que mais avançam, no sentido de contribuir para que as administrações municipais possam ter ferramentas para realmente garantir melhor qualidade de vida para sua população infanto-juvenil.
A principal identificação da iniciativa em todo o País é a logomarca do Selo UNICEF. É através dela que são criadas referências no imaginário da população, que levam à percepção de que um município ganhador do Selo é um daqueles que mais avançaram nos seus projetos sociais, reduziram mortalidade, tem mais crianças estudando, mais adolescentes envolvidos em atividades de esporte, cultura e participando das atividades da comunidade.
Nesse sentido, vimos, através desse comunicado, manifestar a nossa preocupação com algumas informações que temos recebido através de e-mails, ofícios e telefonemas, sobre o uso inadequado da logomarca por parte de alguns municípios. Visando utilizar essas denúncias como forma de esclarecimento, principalmente nesse período eleitoral, reforçamos abaixo as orientações para o uso legal da logomarca:

A Logomarca do Selo UNICEF Edição 2013 - 2016 só pode ser utilizada,
sob qualquer formato, pelos municípios que ganharem o Selo, ou seja, após
a divulgação do resultado da certificação da atual edição, que será anunciado em 2016. 

- Durante os três anos e meio desta atual edição do projeto, os municípios podem usar ícones do projeto, como os mamulengos, em suas peças relacionadas ao Selo UNICEF;
- O município pode utilizar frases motivacionais, como “Município tal em busca do Selo Edição 2013 - 2016”, mas a logomarca da atual Edição não pode estar agregada;
- Municípios ganhadores de edições anteriores do Selo UNICEF podem usar a logomarca referente à edição contemplada e também a logomarca do Pacto "Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido". 
- Está vetada qualquer alteração da logomarca do Selo como retirar o ano da edição, ou sua substituição por qualquer outro símbolo;
- Está vetado o uso da logo do Selo UNICEF (sem o ano da certificação), em blogs, sites, materiais impressos e outros;
 Não pode haver qualquer uso político da logomarca do Selo
Informamos ainda que o Manual de Identidade Visual da Edição 2009 - 2012 está disponível aqui no site na seção "Material do Selo".

Ao mesmo tempo, gostaríamos de informar que a logomarca do UNICEF não pode ser utilizada sob qualquer hipótese (inclusive para blogs, sites ou endereços de E-mail), uma vez que o uso da mesma tem que ser oficialmente autorizado pela representante do UNICEF no Brasil, ou por delegação desta aos coordenadores dos escritórios regionais do UNICEF no Brasil.

A equipe do escritório está à disposição dos municípios para dirimir qualquer dúvida sobre o projeto. Agradecemos e contamos com a habitual cooperação dos municípios.

Fonte: SELO UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário