COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

sábado, 9 de abril de 2016

UNICEF capacita 707 municípios para ações contra Aedes aegypti


Mais de 2.300 mobilizadores municipais participaram das 24 capacitações em 10 Estados do semiárido e podem conquistar “ponto extra” no Selo UNICEF 

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) capacitou presencialmente 2.383 mobilizadores municipais nos últimos dois meses para realização de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika. A iniciativa foi incluída este ano na metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado, após o crescente número de casos de microcefalia em recém-nascidos com forte suspeita de relação com o vírus zika. 

Os mobilizadores que participaram dos treinamentos são articuladores do Selo UNICEF (uma pessoa indicada pelo prefeito), secretários de educação e saúde, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e adolescentes engajados politicamente em seus municípios através dos NUCAs (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes). Entre os participantes, estiveram presentes 771 adolescentes. 

Combater Aedes vale “ponto extra” 
Agora, os municípios têm até 31 de julho para comprovar a realização de pelo menos quatro ações relacionadas ao combate ao mosquito Aedes aegypti e, com isso, garantir um “ponto extra” no Selo UNICEF Município Aprovado. As quatro ações são: 

- Realização de campanhas nas rádios locais orientando a população a não deixar água parada 
- Garantir 100% das escolas municipais realizando ações de conscientização com alunos 
- Criação de um Comitê Municipal específico para ações de combate ao mosquito 
- Realização de mutirões informativos nas ruas e bairros com ajuda dos NUCAs 

Os resultados esperados são a redução significativa dos focos de água parada nesses municípios, e, consequentemente, a redução do número de mosquitos e do risco de proliferação das doenças que ele transmite. 

Metodologia
Este foi o sétimo – e último – ciclo de capacitações do Selo UNICEF na atual edição (2013 - 2016), que entra agora em fase de avaliação das ações que foram realizadas nesses três primeiros anos. Conquista o Selo UNICEF o município que comprovar a realização de pelo menos 19 das 28 ações possíveis, todas ligadas à redução das desigualdades sociais que impactam as vidas de crianças e adolescentes. 

A nova ação não alterou as regras do Selo UNICEF: permanece a necessidade dos municípios de atingir 19 pontos, mas agora, em vez de 27 ações estratégicas, eles podem escolher entre 28. Todos os 1.134 municípios do Semiárido inscritos na atual edição do Selo UNICEF podem participar, mesmo aqueles que não estiveram nas capacitações.

O UNICEF disponibiliza em seu site informações sobre o combate ao Aedes, além de spots de rádio e dicas de prevenção que podem ser reproduzidas pelos municípios.


Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora. 



Municípios Capacitados por Estado

 Estado        Municípios Capacitados
 Alagoas 28
 Bahia 103
 Ceará 131
 Espírito Santo 16
 Minas Gerais 57
 Paraíba 76
 Pernambuco 84
 Piauí 80
 Rio Grande do Norte 115
 Sergipe 17
TOTAL707
 

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. 

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora


Fonte: UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário