COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

terça-feira, 25 de agosto de 2015

UNICEF BRASIL: O que é a Plataforma dos Centros Urbanos

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

A primeira edição, realizada de 2008 a 2012, abrangeu os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, alcançando importantes conquistas. Levando em consideração os avanços e as lições aprendidas, a PCU está sendo expandida para outros centros urbanos brasileiros.

A segunda edição abrange o período de 2013 a 2016 e contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades em torno do compromisso com a melhora da vida das crianças e dos adolescentes.

Os direitos à saúde, à educação, à proteção, ao esporte e à participação são monitorados por meio de dez indicadores. A redução das desigualdades urbanas que afetam a vida das crianças e dos adolescentes será medida por meio desses indicadores desagregados por territórios intraurbanos.

Organizações sociais, empresas, mídia e a própria população – incluindo adolescentes – são importantes parceiros da iniciativa, já que a garantia dos direitos de meninas e meninos é responsabilidade de todos.

Fonte: UNICEF BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário