COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

terça-feira, 24 de março de 2015

NOVA CRUZ/RN: ARTICULADOR E REPRESENTANTES DO NUCA PARTICIPAM DO 5º CICLO DE CAPACITAÇÃO SELO UNICEF 2013/2016 E DÃO CONTA DO RECADO

 Grupo 2 teve como coordenador, Eduardo Vasconcelos - Articulador de Nova Cruz

 Abertura do 5º Ciclo




 Enquanto coordenadores do Selo UNICEF abria o 5º Ciclo no telão nossas mostrava nossas adolescentes (Nova Cruz): Lidinez Inácio da Silva e Alessandra Ketlhem de Araújo Silva


 Baía Formosa sempre presente (Destaque: Camila Melo - SMAS)

 Muitos adolescentes prestigiaram o evento


 Representantes e parceira do Selo Unicef - COSERN







 Presenças de vários adolescentes - NUCA






 SMAS - Camila Melo - BAÍA FORMOSA/RN

 Pereira - Jardim do Seridó

 Palestrante, BORIS: Ações na Plataforma - SITE será lançado final de maio
 Professor, MOURA/CERTA-Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha com Refeitório
 Articulador, Eduardo Vasconcelos e adolescentes do NUCA: Alessandra e Lidinez



 Apresentação do Grupo 2
 Discussão do Grupo 2


 Membros do Grupo 2


  Debate com Adolescentes do NUCA

 Debate com Adolescentes do NUCA

 Discussão do Grupo 2

 Representação de Baía Formosa
 GRUPO 2 - Coordenador, Eduardo Vasconcelos - Nova Cruz

 Hora do almoço

 Articulador, Eduardo Vasconcelos - Nova Cruz - Representando o Grupo 2

 Final do 5º CICLO

 De volta pra casa!  Valeu!

De volta pra casa, valeu!

Durante todo o dia dessa terça-feira, 24 o Articulador da Comissão Intersetorial Selo Unicef 2013/2016, Eduardo Vasconcelos e as Adolescentes do NUCA, Lidinez Inácio da Silva (Comunidade do Juriti) e Alessandra Ketlhem de Araújo Silva (Zona Urbana) participaram ativamente do 5º Ciclo de Capacitação Selo Unicef 201/2013 - Março 2015.

O 5º Ciclo teve a seguinte programação: LINHA DO TEMPO da atual Edição do Selo UNICEF - Município aprovado - O caminhar para o sucesso da gestão por resultado; Conhecendo a Plataforma do Selo UNICEF * Exemplo: Água, Banheiro e Cozinha na Escola (Prof. MOURA/CERTA- Apresentação de vídeo e palestra - Oficina sobre Violência Sexual com Apresentação de vídeo ("Documento Canto de Cicatriz" - Divisão de (06) seis grupos de discussão sobre o tema - Matriz de Implantação da Ação Estratégia; Provinha Brasil; Competências para Vida - NUCA e Plenária de Encerramento e Avaliação.

Quem iniciou a palestra sobre a certificação do selo UNICEF e as 27 Ações voltadas para as Crianças e Adolescentes foi ministrada pelo Coordenador do UNICEF para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, RUI AGUIAR.

Os seis (06) grupos após discutirem em Roda de Bate Papo planejaram ações diretamente ligadas ao TEMA PRINCIPAL: Violência  Sexual - DIREITO - CRESCER SEM VIOLÊNCIA - Cujo objetivo é de diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes com ações Estratégias.  Município implantando programas de prevenção e notificação compulsória de violência e Atendimento a casos de Violência Sexual,  como por exemplo: Planejamento Intersetorial; Comunicação; Mobilização e Busca Ativa; Prestação de Serviço; Institucionalização e Resultado Final (Ações que já foram feitas, estão sendo feitas e que irão ser feitas), com Primeiro ao Quarto Passo.  Logo após todos os grupos apresentaram seus painéis com essas ações. E em segundo momento em meados de maio/junho serão colocadas em site "Mural de Resultados", construindo pelo Selo Unicef, onde todos irão interagir entre si e ao mesmo tempo documentar, registrar, dá ciência dessas ações e ao tempo ser monitorado pelo SELO UNICEF, que em 2016 avaliará o cumprimento das 27 ações exigidas pela Edição 2013/2016.  Quanto a este site foi muito bem esclarecido e explicado pelo palestrante, BORIS.

Quanto ao debate com os adolescentes foi discutidos ações de como eles poderão contribuir para o fortalecimento e a efetividade das ações.  Lembrando que eles (adolescentes), membros do NUCA (Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes) são peças fundamentais para a concretização do sucesso dessas atividades.

A coordenadora TATI também falou das estratégias para uma ação que íntegra as diversas políticas pela criança e pelo adolescentes, que são fundamentais para a garantia dos direitos de to menino e menina, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, tirando assim todas as dúvidas dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário