COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

domingo, 22 de março de 2015

Três publicações para fortalecer a Primeira Infância

Você precisa conhecer estes documentos superimportantes que trazem temas essenciais à criança pequena. Eles podem embasar ações, projetos e políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento infantil e ajudem a construir uma sociedade mais digna e justa para todos, a partir do acolhimento e cuidado adequados às meninas e aos meninos de todo o País.
As publicações reúnem informações sobre temas relevantes à infância e podem ser acessadas gratuitamente. Os documentos são produções do projeto Observatório Nacional da Primeira Infância, apoiado pela FMCSV, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Confira:
“Acidentes na Primeira Infância” - dados e análises minuciosas sobre a mortalidade e hospitalização de crianças (zero a seis anos) vítimas de acidentes; programas e ações preventivos; instituições que trabalham com o tema; investimentos públicos para prevenção e correção do problema; situações e cenários que favorecem os acidentes; iniciativas para evitá-los.
“Obesidade Infantil” – Especialistas esmiúçam o conceito de obesidade; quais os critérios para o diagnóstico; os fatores de risco do excesso de peso na infância e os prejuízos à saúde; leis, programas, projetos e políticas públicas existentes, assim como instituições que atuam para prevenir ou cuidar do problema.
“Orçamento Primeira Infância” – esta publicação tem dois objetivos principais. O primeiro é chamar a atenção da sociedade, especialmente de gestores e decisores públicos, sobre a importância de se definir um orçamento destinado às ações que favoreçam o desenvolvimento infantil. Isto porque, até hoje, as iniciativas voltadas à criança pequena estão diluídas no orçamento geral da União, muitas vezes alocadas em programas que envolvem outras etapas da vida, como a adolescência. Outro objetivo do documento é monitorar e explicitar o atual uso do orçamento para potencializar ações nas várias áreas de interesse, dedicadas ao cuidado e atendimento da criança pequena (Educação, Saúde e Assistência Social). Dados demonstrados em gráficos e tabelas evidenciam a importância de se otimizar recursos e de se trabalhar pela formatação de um orçamento totalmente focado no desenvolvimento da Primeira Infância.
Agora é fazer o download dos documentos para ter acesso a muitas e valiosas informações para o seu trabalho junto à criança pequena.
Fonte: Fundação Marília Cecília Souto Vidigal

Nenhum comentário:

Postar um comentário