COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF 2013/2016

quarta-feira, 1 de julho de 2015

RETROSPECTIVA: O UNICEF realizou o V Ciclo de Capacitação nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, DIA 7 DE JULHO TEM MAIS!

O escritório do UNICEF (PI, CE e RN), com o apoio logístico da APDMCE, realizou no mês de março o V Ciclo de Capacitação nos três estados. As principais temáticas abordadas nesse ciclo foram Água, Banheiro e Cozinha na Escola,Violência Sexual e Trabalho Infantil e Provinha Brasil.
Foram divididos os grupos dos municípios em dois dias em cada estado, que recebeu articuladores, representantes do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e casais de adolescente do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA.
No momento inicial foi apresentada uma Linha do Tempo dessa edição do Selo UNICEF (2013-2016). Em seguida, foi apresentada a plataforma do Selo UNICEF, que deverá ser lançada até o final desse semestre. A apresentação foi feita usando como exemplo a ação estratégica Água, Banheiro e Cozinha na Escola. Cada município deverá preencher um Formulário com informações dessa temática. A plataforma será acessada pela internet e é composta por três áreas principais: Roda de Conversa, Mesa de Trabalho e Mural de Resultados. Cada área poderá ser acessada de acordo com a ação estratégica que o articulador deseja conversar sobre, planejar e/ou apresentar os resultados. 
Os articuladores e representantes do CMDCA participaram de uma oficina sobre Violência Sexual (Ação Estratégica P.3), onde exercitaram a comunicação nas três áreas da plataforma dentro da temática Violência Sexual. Os participantes foram encorajados a desenvolverem outras atividades além das que são realizadas no dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O documentário “Canto de Cicatriz” foi apresentado para todos os participantes do V Ciclo de Capacitação, com o objetivo de conscientizar articuladores, representantes do CMDCA e adolescentes do NUCA sobre a importância de trabalhar a ação estratégica sobre Violência Sexual.
A Ação estratégica A.4 – Provinha Brasil – também foi abordada nesse ciclo. Os participantes receberam um texto junto com o material e assistiram ao comercial da Provinha Brasil.
No mês de junho está previsto acontecer um seminário com a equipe técnica que trabalha para conquistar o Selo UNICEF nos municípios dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande de Norte. Um convite sobre o evento será enviado a todos os articuladores dos municípios que ainda estão concorrendo ao Selo.
 Fonte: APDMCE
" Dia 7 de julho estaremos participando do 6º Ciclo de Capacitação em NATAL, precisamente na Cidade da Criança - Tema: PLATAFORMA VIRTUAL DO SELO UNICEF. Com isso estaremos seguindo RUMO AO SELO UNICEF 2013/2016." - Eduardo Vasconcelos - Articulador do Selo Unicef em Nova Cruz, Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário